Turismo de negócios é a modalidade de serviços turísticos relacionados às atividades profissionais e corporativas.
É um mercado que gera receita para as cidades e países que sediam eventos profissionais ou corporativos, além de contribuir para o desenvolvimento de negócios e networking. Muitos destinos turísticos, hotéis e centros de convenções oferecem infraestrutura especializada para viabilizar essas atividades.
É uma prática tão antiga que remonta às primeiras viagens comerciais da história da humanidade. Afinal, desde sempre comerciantes percorrem longos caminhos para realizar suas vendas.
O que acontece é que, normalmente, o turismo é compreendido como algo relacionado ao lazer, o que não parece estar muito alinhado com os objetivos corporativos. Mas não há nenhum conflito entre esses dois aspectos.
Quais são as características do turismo de negócios?
O turismo de negócios é um dos segmentos mais relevantes da indústria turística pelo seu potencial para geração de receita e empregos (tanto diretos quanto indiretos), além das oportunidades que promove para empresas e profissionais.
As viagens de curta duração para realização de atividades profissionais ou com foco em fomentar negócios mobilizam pessoas e empresas diariamente. Isso movimenta toda a indústria do turismo, abrangendo serviços de hotelaria, alimentação, transporte, comunicação etc.
Quando comparado às atividades de lazer e entretenimento, o turismo de negócios apresenta características muito específicas, que tornam a modalidade ainda mais interessante do ponto de vista econômico, corporativo e social, conforme comentamos a seguir.